O SISTEMA CIRCULATÓRIO 

            A função da circulação é a de suprir as necessidades dos tecidos corporais. Transportar até eles os nutrientes, hormônios e eliminar os produtos do metabolismo. E de modo geral manter o ambiente apropriado para que as células sobrevivam e funcionem da melhor maneira.

 

O CORAÇÃO 

            O coração é o centro do sistema circulatório, ele bombeia o sangue a uma grande distância por meio de vários vasos, alcançando todos os tecidos do corpo humano, órgãos e sistemas.

 

OS VASOS SANGUÍNEOS

            O sangue oxigenado é levado a partir do coração pelas artérias. A função das artérias é a de transportar sangue, para os tecidos. O batimento cardíaco tem por esse motivo muita influência nas artérias. O sangue das artérias está em grande pressão e movimenta-se mais rápido do que o sangue que está nas veias e capilares.  Por esse motivo, têm fortes paredes vasculares, e, nelas o sangue flui em alta velocidade, e tem uma cor vermelho vivo característica.

            As trocas com as células do corpo ocorrem através dos capilares. Para exercer essa função as paredes capilares são muito finas. Quando o sangue chega aos capilares, a pressão e a velocidade do sangue são muito pequenas e o bombeamento do coração já não causa pulsações. O sangue circulante nessas estruturas também é bastante vermelho, mas não tanto quanto o arterial.  O sangue deixa os capilares e é transportado ao coração pelas veias, e além disso funcionam como importante reservatório de sangue extra, pois são suficientemente musculares e tem a propriedade de se contrair e expandir. Tanto a pressão quanto a velocidade do sangue no sistema venoso são menores quando comparadas às artérias. Como a pressão nesse sistema é menor as paredes das veias são mais finas, o sangue circulante nessas estruturas tem um tom mais escuro em relação ao sangue arterial e capilar, mas em contato com o ar torna-se mais avermelhado.