A importância do sangue é inquestionável. O sangue carrega oxigênio para as células do corpo e remove gás carbônico. Também transporta nutrientes para as células e retiras seus catabólitos. O sangue contém células que destroem bactérias, e células que produzem substâncias que ajudam a combater a infecção (imunidade). Substâncias chamadas hormônios, também são levadas pelo sangue e regulam a maioria das atividades do corpo.

 

            As funções do sangue são:                                                 

  • Respiração: leva oxigênio e retira o gás carbônico
  • Nutrição: carrega nutrientes para os tecidos
  • Excreção: carrega resíduos dos tecidos para os órgãos de excreção (rins, pulmão e pele)
  • Regulação corpórea: carrega hormônios, água, sais e outros componentes necessários para manter as funções do corpo balanceadas
  • Defesa: protege o corpo contra microrganismos causadores de doenças

 

            O sangue contém células vermelhas, células brancas e elementos necessários para a formação do coágulo sanguíneo. Todos estão num fluido aquoso, chamado plasma.

            O volume de sangue no corpo de um adulto normal é de aproximadamente seis litros. Quando ocorre hemorragia, o corpo não só perde as células do sangue e os elementos de coagulação, como também perde plasma e o volume de sangue total. A perda de volume pode ser muito importante, pois o volume de sangue deve ser mantido a um certo nível para que o coração tenha uma ação como bomba e garanta o fluxo sanguíneo e trocas entre o sangue e as células do corpo. O corpo tem mais sangue do que o necessário para garantir uma circulação mínima. Durante a hemorragia, uma vez que esta reserva foi perdida, o paciente sofre um colapso no sistema circulatório, seguido de morte rápida.